Energia Solar

SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA 

A TUMA tem a solução completa para usinas e micro usinas de geração fotovoltaicas, otimizadas de acordo com as necessidades e possibilidades dos nossos clientes.

 

Fornecemos o estudo de vIabilidade, projeto, instalação e homologação junto à concessionária de energia. 

EMPRESAS

TUMA

 

Fundada em 1971, a TUMA é hoje um dos maiores e mais abrangentes grupos empresariais do segmento de engenharia térmica e ar condicionado do país, com uma estrutura que permite o atendimento e a execução de serviços em qualquer lugar do Brasil e no exterior.

 

Desde a primeira crise do petróleo, em 1973, a TUMA vem investindo fortemente na área de Gestão Energética, e durante todo esse tempo de existência e experiência, vem viabilizando para seus clientes soluções surpreendentes, que além de atingir objetivos específicos, possibilitam maior lucratividade com a redução de energia e outros gastos operacionais, sem comprometer o bem estar dos usuários e o meio ambiente.

 

Ao longo de nossa história, executamos trabalhos de grande porte e de ampla diversidade dentro de nosso campo de atuação, levando aos nossos clientes soluções inovadoras, que foram possíveis devido ao foco das Empresas TUMA no desenvolvimento de projetos com alto nível de engenharia, visando atender as particularidades de cada cliente e atingir um elevado nível de racionalização energética.

 

Nosso negócio é criar soluções inovadoras e inteligentes para a sua empresa, garantindo maior lucratividade e conforto, preservando ao máximo o meio ambiente.

 

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Os sistemas fotovoltaicos podem ser de diversos tipos:

 

Conectados à rede – Este é o tipo mais popular de instalações fotovoltaicas. Normalmente são instalados sobre o telhado de casas, edifícios comerciais e no qual é necessária a presença de um inversor, para transformar a energia gerada pelos módulos solares para corrente alternada.  Desta maneira a energia gerada pelos painéis é entregue a rede elétrica convencional.

 

Isolados – Este tipo é instalado em áreas de difícil acesso a rede elétrica. Normalmente são  instalados em zonas rurais e  neste caso a energia fotovoltaica é a única fonte de eletricidade, sendo  necessário o armazenamento desta em  baterias.  Tais sistemas podem ser de geração apenas para uma residência ou pode ser instalado em mini redes para atender uma pequena comunidade.

 

Híbridos – Neste caso, a geração fotovoltaica funciona em conjunto com outros sistemas de energia, como geradores eólicos, diesel e a gás. Devido a complexidade tais sistemas exigem um controle capaz de integrar as diferentes formas de geração de energia. Estes sistemas podem estar conectados a rede, isolados ou ter o apoio da rede.

 

Usinas solares – Estes sistemas, também conectados à rede, produzem uma grande quantidade de eletricidade em um único ponto. O tamanho da usina varia de centenas de quilowatts a megawatts. Algumas destas instalações estão sobre grandes edifícios industriais ou no solo próximo a indústrias que exigem um consumo intenso de energia.

 

Aplicado em bens de consumo – As células fotovoltaicas possuem um vasto campo de aplicação. Podem ser aplicados em diversos equipamentos elétricos, como relógios, calculadoras, brinquedos, carregadores de bateria ou telhados solares para carregar carros elétricos.  Outras aplicações incluem sistemas de irrigação, sinalização em rodovias, postes públicos ou telefones públicos.

 

PRINCIPAIS VANTAGENS

Com o aumento constante dos preços de energia elétrica, a conta de energia é um custo significativo para os consumidores. A instalação de uma planta de geração de energia solar significa economizar na conta de luz por um período prolongado, uma vez que a vida útil de uma planta solar é de até 25 anos.

 

A manutenção das plantas solares são mínimas, basicamente restringindo–se apenas a limpezas semestrais, quando houver acúmulo de poeira, folhas secas que possam afetar a transparência do vidro dos módulos e a sua eficiência. Além disso, recomenda-se a inspeção visual das conexões e cabeamento.

 

A geração solar distribuída contribui para o sistema elétrico, uma vez que está próximo do consumo, posterga então a necessidade de reforços em linhas de transmissão e distribuição e desafoga sistemas muito carregados, típicos em grandes centros.

 

CONTATO

TUMA 

 

SOLAR PV

NOSSO ENDEREÇO

Av. Raja Gabaglia 1686, 10º Andar

Gutierrez, Belo Horizonte/MG, 30.441-194
Tel:  +55 31 3517-6190